PESQUISAR

.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Introdução ao Estudo da Magia: I- Definição

TEXO DE CLAUDIA BAIBICH

A Magia tem-se confundido com a própria prática religiosa na história da humanidade.
Como considerava Agrippa: a magia era a ciência que possibilitava a conexão do espírito com o Cosmo, onde o mundo era uma unidade orgância, onde todas as coisas estão conectadas pelo menso princípio universal, definindo a magia como o domínio das forças naturais e de suas causas, considerando-a o mais completo dos conhecimentos.

E mesmo após a racionalização dos conceitos da physys (natureza), elaborada pelos gregos na Filosofia Clássica, o "pensamento mágico" se fez presente nos ritos religiosos.
Com a conceituação teológica judaico-cristã, as religiões que praticavam diversos sistemas mágicos, foram formalmente extintas e algumas de suas festividades e práticas foram reconceituadas e incorporas aos novos cultos.
Dessa forma, a religião tornou-se uma espécie de estágio evoluído da magia.

A conceituação de Magia é algo complexo, recebendo significados que variam de acordo com a época e a cultura de uma determinada sociedade.
Encontramô-la registrada em todos os continentes, desde a pré-histórioa até a contemporaneidade.

ALGUNS CONCEITOS DE MAGIA:

- Arte, ciência ou prática baseada na crença de ser possível influenciar o curso dos acontecimentos e produzir efeitos não naturais, valendo-se da intervenção de seres fantásticos e da manipulação de algum princípio controlador oculto, supostamente presente na natureza, seja por meio de fórmulas rituais ou de ações simbílicas metodicamente efetuadas
Fundação Rui Barbosa/Vocabulário


-Magia - Por definição, toda e qualquer "arte e/ou ciência de manipular o intangível para provocar efeitos no visível". (Hermes de Trimegisto). Conceito amplo e bem mal compreendido, por incorporar em sua abrangência atos distintos como: Rituais, Passes, Bruxarias, Fazer Amor, Poder do Pensamento, Provocar desejo, Despachos, Simpatias, etc.
baseado no trabalho de Lázaro Freire, divulgado na Lista Voadores


-Para Papus ( GÉRARD ANACLET VINCENT ENCAUSSE, o médico que tornou-se famoso no meio ocultista sob o pseudônimo de PAPUS, nasceu no dia 13 de julho de 1865, em Corunã-Espanha ), magia é o estudo e a prática das forças da natureza e por isso é considerada uma ciência pura. O apelo às forças divinas, a caridade e as orações representam o uso correto e útil para entrar em contato com o mundo divino.
Segundo o ocultista, sob o termo geral Magia encontram-se na verdade 3 formas de ação hiperfísica pertinentes a diferentes aspectos da realidade, diferentes esferas ontológicas, sendo que:
Magia - é a ação do homem sobre a natureza objetiva, incluindo aí ele próprio.
Teurgia - ação do homem sobre os seres do plano divino.
Psicurgia - ação do homem sobre o mundo das almas humanas
Tratado Elementar de Magia - Editora Pensamento

Em Dogma e Ritual da Alta Magia, de Eliphas Levi(),
temos a seguinte definição:A magia é a ciência tradicional dos segredos da natureza, que nos vem dos magos. [p 74]
A arte hermética é, pois, ao mesmo tempo uma religião, uma filosofia e uma ciência natural. Como religião é a dos antigos magos e iniciados de todos os tempos; em filosofia podemos encontrar seus princípios na escola de Alexandria e nas teorias de Pitágoras; como ciência, é preciso pedir os seus processos a Paracelso, Nicolau Flamel e Raimundo Lullo.

A magia tão profundamente enraizada no inconsciente coletivo (Jung), é repudiada pelas religiões cristãs; desmistificada pela psicologia;
desacreditada pela ciência e pesquisada pela antropologia.

Na opnião popular,quase sempre é vista como algo demoníaco e tida sempre por Magia Negra.
Curioso esse estígma popular, já que as palavras magia e mágico estão muito associadas ao encantamento que algo possa produzir sobre nossos sentidos, como as expressões "a magia do amor", "a magia da oração", "a magia da música", etc.


Seja qual for a definição adotada, a magia estará sempre relacionada com a "ação extraordinária e intervencionista" no fluxo natural das coisas, podendo alterar seu rumo.

Este é o tópico introdutório ao Estudo de Magia que faremos nesse blog.
Esse estudo é despretencioso, tendo por objetivo apresentar a médiuns iniciantes alguns esboços sobre o uso e a prática da magia ao longo da história.

No http://pombagiras.blogspot.com/
 , os estudos são voltados para os temas mediúnicos, tendo por base a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec.

Claudia Baibich

Nenhum comentário:

PESQUISA PERSONALIZADA

POMBAGIRAS